terça-feira, 13 de março de 2012

Como posso participar do CASAS??

Aos calouros e desavisados um post especial de volta às aulas.

O CASAS – Centro de Ação Social em Arquitetura Sustentável, funciona como o escritório modelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo a Universidade de Brasília (FAU – UnB), e desenvolve projetos junto às comunidades do Distrito Federal, principalmente as que não têm acesso aos serviços do arquiteto. Atua também em parceria com OnG’s, cooperativas e pessoas interessadas em investir em construções sociais.
É um projeto de extensão universitária, sem fins lucrativos e, além de ser formado por estudantes, conta com a assistência de professores e profissionais atuantes na área. Busca contribuir com o ensino agindo como uma ponte entre Universidade e sociedade, trazendo aos estudantes a oportunidade de conhecerem mais de perto a realidade social da sua cidade e reafirmando o compromisso com ela. Outra meta do CASAS é ir além das exigências do mercado de trabalho convencional e trazer à FAU discussões sobre o papel social do arquiteto e outros temas relevantes à formação pessoal e profissional.
Sem contar que é uma boa oportunidade de crescimento aos estudantes, ao terem contato com situações reais e verem projetos seus sendo executados, antes mesmo de se formarem.


Mas como participar do CASAS?
Existem duas frentes de trabalho: Coordenações (Diretorias) e Comissões de Projeto.
As coordenações tem o papel de gerenciar financeira e burocraticamente o escritório, avaliar a demanda e selecionar os projetos que serão incluídos nas nossas atividades. Além disso, organizam as comissões de projeto e as colocam em contato com a comunidade e com os orientadores. É também sua função divulgar e organizar atividades que proporcionem discussões relativas ao trabalho do arquiteto e à sua função social.
As Comissões de Projeto são os grupos que realizam de fato o projeto arquitetônico e estão em contato mais frequente com a comunidade. Têm um número variável de alunos, sempre trabalhando com a orientação de professores e/ou profissionais da área. Os horários do encontro dependem de cada grupo e principalmente da disponibilidade do orientador.

Em quais projetos posso participar?
- Mãos Que Criam: construção da sede da associação na Vila Estrutural
- Estudo Bioclimático em Escolas Classe: Pesquisa dos aspectos relacionados ao conforto ambiental em escolas classes de Brasília
- Pracinha do Museu: Reforma da praça localizada no centro histórico de Planaltina
- CEDEP (Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá): Construção de um espaço de vivência de africanidades e afrodescendências

Quem pode participar?
QUALQUER PESSOA. Estudantes de arquitetura e urbanismo ou de outros cursos, seja aluno da UnB ou outras instituições de ensino. Basta ter interesse em conhecer ou compartilhar dos mesmos ideais do CASAS.




Esperamos todos às quartas-feiras, 12h, na sala do CASAS (mezanino da FAU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário